Goji Berry: a Fruta Emagrecedora

O goji berry é o fruto da planta Lycium barbarum, originária das montanhas do Tibet. Ele se destaca por ser rico em vitamina C, nutriente que melhora o sistema imunológico, o humor e evita problemas oftalmológicos e derrames e ajuda a emagrecer. Além disso, a fruta tem ação antioxidante e anti-inflamatória, equilibra os níveis do colesterol e protege o coração e o cérebro.

Goji Berry funciona para emagrecer

Em 2011 foi publicado uma pesquisa que mostrou que a ingestão diária de 120 ml de suco de goji berry por um período de  14 dias foi capaz de reduzir a circunferência da cintura e aumentar as taxas metabólicas em seres humanos em relação ao grupo controle que tomou um suco placebo.

Outro estudo publicado em 2005 no mesmo periódico observou que indivíduos com quantidades adequadas de vitamina C possuem 30% mais eficiência em oxidar gordura durante uma sessão de exercícios moderados do que indivíduos com baixo consumo do nutriente.

A pesquisa também mostra que indivíduos com baixo consumo de vitamina C podem ser mais resistentes à perda de massa gorda. 45 gramas de goji berry contam com 90 gramas de vitamina C, além disso, o fruto é pouco calórico, uma colher de sopa do fruto conta com 50 calorias.

Benefícios do Goji Berry

Abaixo listamos alguns dos benefícios deste fruto:

•    Rico em nutrientes: tanto para manter a saúde em dia, quanto para prevenir doenças, o Goji Berry é um excelente item para consumir continuamente na alimentação. Ele tem grande teor de proteínas que ajudam a manter a estabilidade dos músculos, 19 aminoácidos, 21 minerais que protegem o corpo do câncer, alta concentração de carotenóides, betaína que combate os radicais livres e cyperone que traz benefícios ao coração e ao sangue.

•    Baixo teor calórico: Goji Berry para emagrecer a fruta tem baixo teor calórico, é rica em ácidos graxos insaturados, como ômega 3 e 6, além de antioxidantes e polifenóis.

•    Melhora a visão: O fruto é a maior fonte conhecida de carotenoides. Este nutriente é responsável por prevenir e auxiliar a saúde da visão. Alguns estudos também apontam que o goji berry possui quantidades significativas de zeaxantinas que melhoram a função da retina.

•    Liberação de serotonina: os aminoácidos que a fruta contempla são responsáveis pela liberação de serotonina, o hormônio mais desejado por todos, que desencadeia sensações como alegria, bom humor, deixando o sono estável e tranquilo. A liberação constante desse hormônio evita as possibilidades de depressão.


•    Prevenção de doenças: as propriedades antioxidantes previnem doenças cardiovasculares, inflamatórias e os distúrbios de visão, auxiliando no bom funcionamento do sistema neurológico.

•    Protege a pele: os carotenoides presentes no goji berry também irão proporcionar benefícios para a pele. Uma pesquisa da Universidade de Sidney sugere que o goji berry pode oferecer fotoproteção adicional em pessoas mais susceptíveis aos raios ultravioletas.

•    Diminui as celulites: o fruto é rico em beta-sisterol, nutriente com ação anti-inflamatória que melhora a celulite, já que ela é caracteriza por uma inflamação.    Além disso, o alto teor de fibras da fruta aliado ao beta-sisterol contribui para estabilizar os níveis de colesterol, que em excesso pode aumentar as celulites.

Fruta do Goji Berry

O goji Berry se parece muito com um tomate-cereja e tem sabor semelhante ao figo, o que varia de acordo com o paladar. Sua colheita acontece de julho a setembro e, por tradição, não recebe o contato direto das mãos na fruta. Os tibetanos apenas sacodem o pé e recolhem os frutos nas malhas de bambu.

Contra indicações do Goji Berry

Alguns estudiosos apontaram que alguma substância do goji berry interaja com o P450, local no fígado onde muitos medicamentos são metabolizados. Por isso, o consumo do alimento não é indicado para quem faz uso de medicações diárias importantes como para o controle glicêmico e de pressão.

Como tomar Goji Berry

O ideal é consumir o goji berry de manhã, pois ele irá proporcionar energia para o dia que vai começar. O alimento pode ser misturado a outras frutas ou a saladas, sucos e iogurtes. No Brasil é difícil encontrar a versão in natura do goji berry, normalmente ele é consumido desidratado. Caso o alimento seja ingerido na versão desidratada é recomendado ingeri-lo com um líquido para hidratar as fibras e potencializar os efeitos benéficos. Outra opção interessante é consumir o goji berry na forma de suco.

Goji Berry

Suplementos e chás de Goji Berry

Algumas pessoas optam por beber o chá de goji berry, porém ainda não existem indicações ou estudos científicos renomados que comprovem os benefícios desta bebida. Os suplementos do goji berry só podem ser ingeridos após orientação médica e também não existem pesquisas científicas renomadas que mostrem que se eles possuem pontos positivos para a saúde

Famosos que já experimentaram o Goji Berry

Alguns famosos já se renderam as propriedades e benefícios deste fruto, como Madonna, Victoria Beckman, Mick Jagger, Oprah Winfrey, Kate Moss, entre outros.